27/02/2011

Pra não dizer que não falei das flores...

No Japão há uma Flor muito linda,
logo que eu a vi me apaixonei por sua cor de  um
 vermelho intenso e por suas pétalas tão peculiares. perguntei a uma prima seu nome e me disse chamar Higanbana,ela floresce durante o equinócio do Outono

foto: nadirsan


   há uma lenda que diz que há muito tempo, viveram dois seres: manju e saka, um devia proteger a flor, e outro proteger as folhas. mas eles se apaixonaram e se esqueceram de cuidar da flor, que acabou morrendo,como na lenda do tanabata foram separados para sempre por causa da desobediência, e nunca mais puderam se encontrar.
por esse motivo as flores de Manju jamais encontram as folhas de Saka. e assim somente surgem as flores quando caem totalmente as folhas da higanbana
Foto:nadiru-san
sabendo eu da lenda e adorando a flor...

então quando fui na lojinha do templo e tinha alguns vasinhos a venda não resisti e comprei um vaso bem pequeno com apenas uma e por muito tempo ela ficou alegrando minha janela.
foto;nadiru-san
a 1 ano minha prima me mandou uma bulbo da Flor
que plantei esperançosa mas infelizmente ela da folhas mas jamais a flor...
acho que no Brasil ela não se adaptou...

6 comentários:

  1. Nadir, vc contou de uma maneira muito bonita a lenda da Higanbana (ou Manjushage, o nome é parecido com os personagens da lenda né).
    acho tb tão bonita, fico esperando sempre qdo elas se abrem no verão. são as flores que representam a vida espiritual...

    pena que a sua não vingou!
    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Ah, vou te seguir com outro profile, viu Nadir... este aqui está dando problemas, tá mais maluco que eu rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lindo isso,legal de ver e saber!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Que lenda mais bonita Nadiru! Eu não conhecia a lenda, e nem a flor...que me parece tão especial.
    Que pena que não se deu aí...

    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  5. Acontece querida, acontece.
    Mas a lenda é linda e a flor também.
    Bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Que linda a flor!Não conhecia essa lenda...
    Vc já tentou colocar aqueles adubos que induzem a florescer?

    Bjus!

    ResponderExcluir