Mostrando postagens com marcador Japão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Japão. Mostrar todas as postagens

08/08/2015

Sobre Bombas e Flores...

Rosa de Hiroshima

bomba atômica



Conheço a historia de uma senhora japonesa que disse que, quando criança,nos tempos da guerra
 Ela comia 2 tipos de bolinho,um marrom e um branco que ela adorava!
 a mãe pedia que ela e os irmãos fossem procurar comida (insetos,entre outras coisas que se pudesse comer) enquanto preparava-os.
 Somente depois da morte da mãe, (que morreu protegendo-os da bomba) pois,foram retirados de debaixo do corpo da mãe que se jogou sobre eles para protege-los,é que soube que, o bolinho marrom era de barro e o branco era de arroz,que raramente comiam...
E tem gente que acha que a bomba foi necessária...pelas milhares de morte,pelas hordas de órfãos maltrapilhos e imundos revirando lixo por comida, pelo sofrimento imensurável de um povo ....
eu não acho!

12/12/2011

Gomen nasai...

Aos meus Amigos peço perdão por minha ausência...
não sei dizer em que momento da minha vida pedi tanto trabalho aos céus
mas eles vieram...
trabalho das 7:00 as 23:00 e no tempo restante eu... bem...eu durmo kkkkk
acho que ao ver meu irmão (que possui 4 lojas) tão atarefado eu inconscientemente o invejei..
resultado... estou trabalhando muito e não tem sido fácil...
trabalhar é bom...ganhar dinheiro também o é
Mas VIVER é melhor ainda!!
decidi viver!
Depois das festas vou descansar e quem sabe tirar umas ferias permanente kkkkkk

13/03/2011

..................Kanashimi..................


Uma tristeza Profunda...

uma pergunta sem reposta...

um desejo desesperado de ser Deus e de mudar tudo...

um peso enorme ao constatar que nada posso...

nem mesmo consolar...
...não agora...




Kanashimi




 
Fukai kanashimi...


          Kotae no nai shitsumon...

                    Zetsubō-tekina yokubō wa,-shin to no henkō subete o suru...

                   Kyodaina jūryō wa nani mo suru koto ga dekimasu mite..

   Mo kaiteki..


  ... Ima wa dameda...

05/03/2011

..............KURO NEKO..............

         
Quando cheguei no Japão por volta da década de 90 eu fui trabalhar na firma YAMATO TAKYUBIN (KURO NEKO)
fazia paletes(paretto)para empresas e correios, juntamente com minha cunhada também brasileira.
logo no inicio,por ordem da firma fomos num passeio para Nigata para um Onsen (termas)
para nos socializar com os colegas de trabalho (todos japa)
Detalhe: nós não sabíamos falar nem Ohayo!
No ônibus fomos eu e minha cunhada de estrangeiras, o resto só Japoneses.
Tinha na parte da frente dos bancos do ônibus um compartimento onde tinha
uns copinhos de vidro tipo os de requeijão, com um liquido transparente dentro, fiquei sabendo depois ser Saquê.
Por incentivo dos colegas Japoneses nos bebemos durante toda a viagem e eles idem!!
Era gostoso, leve e evaporava na boca, Amei, tomei uns par deles!!!
eu que entrara timidamente no ônibus no inicio da viagem
no final já estava no meio do corredor…
toda felizona ,contando piadas para a Japonesada que rachava de tanto rir
depois de passado o pileque ,já no hotel caiu a ficha …
e minha cunhada disse:
-Nadir como vc estava contando piada em Japonês?
respondi -sei lá !! depois de tomar uns goles falo até em russo!!



foto: nadiru-san
 

20/02/2011

.................FUJI SAMA...............

Lembro-me que a primeira vez que vi o Monte Fuji foi quando eu tinha por volta de uns 8 anos eu tinha ido ao barbeiro acompanhar meu irmãozinho
 quando ao tirar meus olhos do velho gibi e olhar para o calendario na parede bem a minha frente me deparei com o mais belo monte que meus ohos ja haviam visto!
 estava com seu pico nevado e adornado com lindas flores ao redor da imagem que mais tarde soube ser as cerejeiras neste instante mágico o mundo simplesmente parou!
 tudo que eu via era a beleza magnífica,a aurea poderosa que emanava daquele lindo monte,me pareceu tão lindo,tão sublime,tão desejavel, tão perfeito… tão diferente dos montes azuis que via da minha janela na casa de minha avó
depois disso vi o em revistas,livros,tv,programas,mas nada se comparou quando eu o vi de verdade mais de 20 anos depois
 não estava com sua neve caracteristica no cume(o que deixou meu marido decepcionado) mas para mim estava maravilhoso!
quando estavamos là no monte fuji eu comprei lembrancinhas,algumas ,chaveiros,postais,talismãs etc
mas eu queria algo mais e por isso peguei um punhado de pedras vulcanicas do chão(é o monte fuji é um vulcão!!)
mas meu marido e nosso amigo Edson me repreenderam duramente dizendo que era muito feio fazer isso pois se todo mundo levasse uma pedra do monte fuji não haveria monte fuji pode?
só sossegaram quando devolvi as preciosas pedras
 mas quando estavam distraidos eu peguei uma para mim!!!coloquei -a no meu bolso e a apertava com uma alegria contida …para não levantar suspeitas kkkkk eu a guardo até hoje como um amuleto, é linda! e eu a amo, pois sei que é um pouco do Japão em minhas mãos!



meu sogro se referia ao monte Fuji como FUJI SAMA por ter grande respeito.

07/11/2010

ARIGATÔ DEUSA KANZEON BOSATSU


foto da Deusa kanzeon que eu fotografei


Era o ano de 2001 mês de abril e eu havia acabado de chegar no Japão com minha filha na época com 6 anos.
meu marido havia nos levado junto dele depois de muitas suplicas para estarmos juntos como família,ele dizia que o Japão estava passando por uma recessão,que só chegando lá
eu acabei confirmando ,mas, já era tarde para voltar atras, a situação era desanimadora...
algumas ligações para antigas amigas de trabalho e as respostas eram as mesmas:-não tem trabalho no momento...as empreiteiras estão dispensando e não contratando...estou a meses sem trabalho...etc
Um dia desolada ,sai para dar uma volta pelo bairro com minha filhinha,e encontrei uma imagem da Deusa kanzeon bosatsu a Deusa da misericórdia,lembrei-me de um Amigo oMurayama-sam que me disse que em cada vila ou bairro do japão há uma divindade protetora,responsável por todas as almas da região que fica sua responsabilidade de cuidar e zelar por quem lhe pede proteção...
então com profunda reverencia me coloquei diante da santa e com toda sinceridade do meu coração roguei-lhe:- minha Deusa querida...venho de longe e preciso de trabalho para ajudar meu marido sei que nesta cidade (olhei para a cidade que se descortinava atras da imagem da Santa)e continuei...
sei que nesta cidade deve haver alguma fabrica que necessita de um funcionário dedicado e trabalhador,prometo trabalhar com afinco para quem me contratar e ele não se arrependerá pois darei o melhor de mim! Na mesma semana estava empregada!! numa lista de 50 pessoas da empreiteira eu fui a escolhida para a entrevista e passei de cara com o meu parco nihongo!

Nunca me esquecerei dessa graça alcançada...

Arigatô Kanzeon Bosatsu!!

25/10/2010

.........No Japão não tem Barata!

         


meu sogro era Japonês, nascido no japão e tinha orgulho disso


ele foi um pai rigoroso mas avô muito carinhoso, e brincalhão.

E era também um Japonês bem safadinho!! isso quer dizer, se safava de muitas encrencas!!

ele sempre contava suas proezas para os netos e familiares e eu adorava ouvi-lo

parecia historias de Pedro malasarte.

ele me contou certa vez que estava numa fila do banco quilométrica e alguns rapazes ficaram
fazendo pergunta sobre o Japão. e como ele adorava falar do Japão! até que certo ponto um dos rapazes perguntou como se chamava barata em japonês,ele me disse que respondeu: -japão não tem barata. todos da fila se viraram surpresos, e o rapaz incrédulo,- não tem barata?- não!disse ele, de jeito nenhum!!
,minha sogra que ouvia a conversa disse - claro que tem barata Antam!! chama gokiburi!
-eu sei disse ele ,mas na hora não me lembrava então...disse que não tem barata oras!!

dia 23/10/10

fez 7 anos que ele se foi

deixou saudades...